quarta-feira, 25 de maio de 2011

Coincidências

É impossível conhecer todas as obras existentes numa biblioteca, que neste momento tem mais de 7 mil títulos. Uma leitura casual, permitiu descobrir um poema dedicado ao nosso patrono, encantador na sua simplicidade. Este espaço é ideal para a sua divulgação.

ANTÓNIO RIBEIRO SANCHES

É Penamacor minha pátria
E em Coimbra estudei Medicina.
Por razões que ninguém hoje imagina,
fui obrigado a emigrar.
Viajei muitos países
E, sem esquecer as raízes,
entreguei-me a estudar
o movimento iluminista.
Fui sincero europeísta.

Aprendi que todo o saber
Se enriquece com a observação
E sem madura reflexão
Não é perfeito nenhum fazer.
E que a ciência
Faz apelo à experiência
Para crescer
Em quem a quer entender.

Médico atento e conceituado, em Moscovo,
Homem de estudo, em Paris,
em tudo o que escrevi e fiz
procurei ser pedagogo.

Nunca fui um vagabundo.
Sempre vivi em pobreza.
Fui cidadão do mundo.
Amei a língua portuguesa.

Eugénio Beirão, Beira: um rosto interior. Covilhã: 1999, Ed. de autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário